VOCÊ SABE O QUE É O CANAL DE PARAMETRIZAÇÃO DA IMPORTAÇÃO?

VOCÊ SABE O QUE É O CANAL DE PARAMETRIZAÇÃO DA IMPORTAÇÃO?
3 (60%) 1 vote

 

Se você importa ou tem interesse em importar, com certeza já ouviu falar nos canais de parametrização, não é mesmo?

É nesse processo de despacho aduaneiro  onde é registrada a declaração de importação, podendo ser DI ou DSI, que é submetida a uma análise fiscal e selecionada para um dos canais de conferência para liberação da carga. Esse processo é o que chamamos de PARAMETRIZAÇÃO nos quais tem 4 canais que são definidos por cores: verde, amarelo, vermelho e cinza, onde são mais simples de entender do que você imagina!

Vamos lá, o canal VERDE, é quando a mercadoria é liberada automaticamente!

No canal AMARELO, o fiscal faz a conferência apenas da parte documental

No canal VERMELHO, a mercadoria é conferida pelo fiscal a parte documental e fisicamente, no qual o processo somente será liberado após estas verificações.

E no canal CINZA, o fiscal irá analisar a parte documental e física, ocorre uma auditoria da parte contábil da empresa e também é feito a aplicação de um procedimento especial de controle aduaneiro para ver se ocorreu conformidade grave ou de fraude, esse procedimento leva em média 90 dias.

Então, se você pretende importar, mas tem medo da parametrização, recomendamos que não se preocupe com o canal de importação em si, mas se preocupe se sua mercadoria e documentação estão corretas, pois, isso é o mais importante de tudo.

Postagens Recentes
carros usados