Ligue agora

O que esperar da tecnologia no futuro?

23/03/18  |  Tendências

É inegável que vivemos em uma sociedade tecnológica. A internet norteia as relações entre as pessoas e ainda define o sucesso de muitas empresas que, em um cenário cada vez mais competitivo, precisam encontrar formas de inovar e marcar sua presença no mercado. Por isso, é muito importante saber o que esperar da tecnologia no futuro.

Atualmente, começamos a compreender de maneira mais plena como as tecnologias possuem e continuarão a possuir um papel fundamental para qualquer tomador de decisão.

As tecnologias que já afetam sua vida

duas mãos mostrando mapa mundi

 

A realidade virtual pode ser definida como um ambiente tridimensional criado por meio de uma simulação de computador e que permite a uma pessoa possa explorar e interagir com este mundo artificial. Ela permite que nós vejamos as coisas de uma maneira completamente diferente e sua aplicação se dá em campos variados como a arquitetura, medicina, na arte e até mesmo nos esportes.

Já a impressão 3D tem como base a impressão de um objeto em três dimensões a partir de um arquivo digital. Essa definição um tanto simplória pode acabar escondendo as potencialidades que essa tecnologia possui em contribuir para a vida humana.

Os objetos que podem ser produzidos por meio da impressão 3D têm os limites da criatividade humana. É possível criar uma chave de fenda de plástico, plantas que se regam sozinhas e uma infinidade de outros objetos que você não sabia que precisava até descobrir que eles existiam.

Mas talvez o maior avanço que pode ser alcançado por meio da impressão 3D é a produção de próteses de membros e órgão. E as possibilidades são muitas: desde próteses de olhos ultrarrealistas até a produção de válvulas cardíacas inteiramente funcionais.

O que esperar da tecnologia?

A Internet das Coisas (Internet of Things) refere-se a um conjunto de dispositivos conectados à internet por meio de uma única rede de acesso remoto. Todos os dispositivos conectados a uma rede de internet  recebem e enviam dados. E esses dados formam uma rede de informações da qual se pode tirar insights muito úteis – seja para você, sua empresa e até mesmo para a cidade.

Na prática, isso poderá ter consequências muito positivas, como a transformação de uma cidade em uma cidade inteligente. Uma cidade inteligente é aquela em que todas as decisões  são tomadas com base na eficiência das políticas pública em impactar positivamente o maior número de vidas. E tudo isso é feito levando em consideração os dados coletados.

Inteligência Artificial: ficção científica ou realidade?

IA

 

A Inteligência Artificial (IA) é provavelmente a tecnologia que mais proporciona pesadelos tanto para leigos como para especialistas no assunto.  Visões hollywoodianas de um planeta dominado por robôs são frequentes, porém a tecnologia ainda não atingiu esse patamar de desenvolvimento.

Longe de versões romantizadas, a IA já tem aplicações práticas no dia a dia de grandes empresas e tem sido vista cada vez mais como um diferencial e uma estratégia de competitividade.

Uma das aplicações mais notáveis é a criação de textos por meio do Natural Language Processing (NLP), capacidade que dá a um software a capacidade de criar textos inteligíveis ao ser humano. Parece coisa de ficção científica? Pois bem, empresas jornalísticas já utilizam essa tecnologia para criar artigos sem nenhuma intervenção humana. Exemplo disso é a Associated Press e a Forbes.

Além disso, os chatbots têm se tornado uma ferramenta muito comum de empresas que buscam interagir de maneira indireta e automatizada com seus clientes.

Innovation, Innovation, Innovation

Inovar não é uma tarefa fácil. Exige a compreensão de inúmeras variáveis, dentre elas as ferramentas tecnológicas mais recentes que permitem a existência do processo de inovação. E igualmente importante é saber o que esperar da tecnologia no futuro para que aqui e agora – no presente – você possa construir bases sólidas para enfrentar um mercado que muitas vezes é marcado por dúvidas e incertezas.

Sua empresa já aplicou algumas das inovações tecnológicas aqui mencionadas? Que tal compartilhar como foi a experiência? Ou então deixe o porquê de você achar que os seres humanos serão subjugados pelas máquinas (risos nervosos). Sua contribuição será muito bem-vinda aqui no Blog da Brasil Importex!

Você também poderá se interessar por…

>> Taxa de Câmbio: entenda o que é e qual sua relação com importações e exportações

>> Importação de carros usados: é possível?

>> Habilitação no radar Siscomex: como funciona?

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.